quarta-feira, 11 de maio de 2016

Lei 13.278/2016 / Artes Visuais nas escolas brasileiras

A Lei 13.278/2016 inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos do ensino infantil, fundamental e médio
Os sistemas de ensino terão o prazo de cinco anos para que promovam a formação de professores.


Foi publicada nesta quarta-feira (3) a Lei 13.278/2016, que inclui as artes visuais, a dança, a música e o teatro nos currículos dos diversos níveis da educação básica.
 A nova lei altera a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB — Lei 9.394/1996) estabelecendo prazo de cinco anos para que os sistemas de ensino promovam a formação de professores para implantar esses componentes curriculares no ensino infantil, fundamental e médio.
A lei tem origem no substitutivo da Câmara dos Deputados (SCD)14/2015 ao projeto de lei do Senado (PLS) 337/2006, aprovado no início de abril pelo Plenário do Senado.
 O texto foi sancionado pela presidente Dilma Rousseff na terça-feira (2) e vale a partir da data de publicação.
A legislação já prevê que o ensino da arte, especialmente em suas expressões regionais, seja componente curricular obrigatório na educação básica, “de forma a promover o desenvolvimento cultural dos alunos”.
A proposta original, do ex-senador Roberto Saturnino Braga, explicitava como obrigatório o ensino de música, artes plásticas e artes cênicas.
 A Câmara dos Deputados alterou o texto para “artes visuais” em substituição a "artes plásticas", e incluiu a dança, além da música e do teatro, já previstos no texto, como as linguagens artísticas que deverão estar presentes nas escolas.
Para o relator da matéria na Comissão de Educação (CE), Cristovam Buarque (PPS-DF), a essência da proposta foi mantida no substitutivo da Câmara.
— Esse é um projeto que só traz vantagens, ao incluir o ensino da arte nos currículos das escolas.
 Sem isso, não vamos conseguir criar uma consciência, nem ensinar os nossos jovens a deslumbrar-se com as belezas do mundo, o que é tão importante como fazê-los entender, pela ciência, a realidade do mundo — observou Cristovam, na discussão da matéria em Plenário.
Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)

Aplausos........
SolCira
maio2016

quinta-feira, 31 de março de 2016

Nunca vi tantos raios assim

Tenho 66 anos de idade e realmente nunca vi tantos raios ocorrerem assim...
Gostaria de saber o que está cientificamente ocorrendo................
As imagens são belíssimas mas o perigo é superior à beleza vista por aí.
Este início de ano vi em Marechal Hermes uma descarga fortíssima, assustadora e em Madureira além da descarga houve um estrondo danado, parecia que algo estava  explodindo, fendendo, estourando....

Vejam mais em :

 http://g1.globo.com/rj/regiao-dos-lagos/noticia/2016/03/sequencia-de-raios-chama-atencao-no-ceu-da-regiao-dos-lagos-video.html

Além disso, os raios provavelmente foram fundamentais para a formação das primeiras moléculas orgânicas, essenciais para o surgimento das primeiras formas de vida.
Será que temos a formação de novas espécies de moléculas orgânicas sendo organizadas para dar surgimento a novas formas de vida ???

leia mais em :

 https://pt.wikipedia.org/wiki/Raio_%28meteorologia%29

Publicado em 4 de out de 2012
Uma compilação das melhores quedas de Raios que vão surpreender vocês.
Fatos reais de pessoas atingidas por raios e uma surpreendente queda na cabeça de uma pessoa. Filmados no ato da queda do Raio.

 https://www.youtube.com/watch?v=jZTt6lBYyD4

 https://www.youtube.com/watch?v=63bvA-EfLQM


Publicado em 4 de mar de 2015
Sinopse: Presencie a beleza e a destruição do maior show de luzes da Terra. Modernas câmeras de alta velocidade captam o fenômeno dos raios pela primeira vez, em uma jornada pelos Estados Unidos, Venezuela e África Equatorial.

 https://www.youtube.com/watch?v=JmBpgsQs_xs

SolCira
2016

quarta-feira, 30 de março de 2016

Mosquitinho danadinho


Hoje quero falar sobre mosquitos

Sempre convivemos com mosquitos com uma certa aceitação.
Lembro de quando era criança, na minha casa usávamos mosquiteiros sobre as camas e colocávamos Flit ( um inseticida usado em bombas na década de 60), diariamente.
 Mas não via isso nas outras casas que eu visitava.
Os mosquitos circulavam livremente.
E fico pensando : quantas pessoas devem ter morrido por viroses provocadas por mosquitos ?????
E a quantidade de inseticidas que estão nas paredes dos supermercados????
E a quantidade de repelente que estão por aí ???
Não sei realmente se estes vírus foram criados.....será????
Vejam abaixo alguns sites que encontrei........
Vi uma reportagem de um senhor ( 40 e poucos anos ) entrevado numa cama, sendo tratado por sua mãe há anos e que estava com Zica ou sei lá o que, isto não foi agora foi há anos passados.
Então, isto tudo não é de agora tem um bom tempinho...
http://ultimosegundo.ig.com.br/igvigilante/2016-03-29/zika-virus-ja-circula-em-todo-o-brasil.html

http://ultimosegundo.ig.com.br/igvigilante/2016-03-27/mosquitos-sao-capazes-de-transmitir-37-virus-no-brasil-aponta-levantamento.html

 http://ultimosegundo.ig.com.br/igvigilante/2016-03-30/inverno-diminui-o-risco-de-contagio-por-dengue-zika-virus-e-chikungunya.html

 http://ultimosegundo.ig.com.br/igvigilante/2016-03-29/rio-de-janeiro-enfrenta-surto-de-chikungunya.html

 http://ultimosegundo.ig.com.br/igvigilante/2016-03-29/gravida-de-porto-rico-que-contraiu-zika-virus-tem-bebe-saudavel.html

E chega, por enquanto

SolCira
2016